terça-feira, 10 de março de 2009

Para que em mim tenhais paz!

Na caminhada da vida enfrentamos muitas adversidades, momentos que nos causam revolta, sofrimento, medo, ansiedade e depressão. Está é uma verdade da qual não podemos fugir. Os fatores causadores das adversidades são próprios da natureza rebelde do ser humano, conforme nos diz Sofonias 1.12: “...dizem no seu coração: O Senhor não faz o bem nem faz o mal”. Nem mesmo os verdadeiros discípulos de Jesus estariam livres das adversidades da vida no mundo, como nos doutrinou o Senhor Jesus em Jo. 16.33: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. Assim, à luz do que temos dito, resta ao homem viver esta realidade dependendo da proteção e cuidado divino ou na dependência da sua própria natureza caída, contrariando o seu criador.

A atitude arrogante e ímpia do homem natural está retratada em Sl.10.3,6: “Porque o ímpio gloria-se do desejo da sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.” “Diz em seu coração: Não serei abalado, porque nunca me verei na adversidade”. Com respeito aos tais diz o profeta Jeremias: (Jr.5.4) “...Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do Senhor, nem o juízo do seu Deus”. O homem ímpio, na sua presunção, não aceita a soberania de Deus para o seu viver, como diz em Rm. 3.18: “Não há temor de Deus diante de seus olhos”. Ele também segue no caminho da vida com atitudes de superioridade e desajuste para com o seu semelhante, como está em Rm. 3.17, 16: “E não conheceram o caminho da paz” “Em seus caminhos há destruição e miséria”. 

Mas, quanto ao homem que teme ao Senhor, por sua humildade e submissão à soberania divina, reconhece e confessa o poder e majestade plena do Senhor sobre sua vida, exatamente com na confissão do salmista no Sal. 139. 1,4: “Senhor, tu me sondaste, e me conheces” “...ó Senhor, tudo conheces”. O home temente a Deus, por seu caráter espiritual, primará sempre por um viver de harmonia e comunhão com o Senhor Jesus e com os seus semelhantes, como está ordenado em Hb.12.14: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. 
Portanto, somente os que se submetem à soberania de Deus podem desfrutar da verdadeira paz, a paz que vem de Jesus, mesmo em meio às aflições. Nunca olvidemos: somente aqueles que em atitude de confissão e fé receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador das suas vidas, podem semear a verdadeira paz e amor de Deus neste mundo, pois, o seu viver será sempre um reflexo da natureza submissa e controlada por Deus. Portanto, é dever da igreja e de todo crente investir na proclamação do amor de Deus revelado em Jesus, para que o ímpio se arrependa, aceite a salvação eterna e tenha um viver de paz, harmonioso com o céu e com o seu próximo. (by www.devocionais.com.br)

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor irmão, muito boa noite. Queria te apresentar o SouVencedor.com, que é um projeto que tem o objetivo de motivar as pessoas e criar em todos um sentimento de conquista e vitória por meio da esperança independente do tamanho do desafio. O endereço é http://www.souvencedor.com. Um forte abraço.

    ResponderExcluir